quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ASAS VOADORAS E SUAS PECULIARIDADES :

   Bom galera como eu havia prometido fiz essa pequena matéria para tentar ajudar no pouco que sei é claro sobre asas voadoras,sempre fui um apaixonado por elas,e modéstia a parte sempre obitive certo sucesso na hora de projetar,construir e voar elas,é claro que no começo se encontra muitas dificuldades mas com o tempo fui pegando o jeito...em se tratando de asas voadoras a coisa é um pouco mais complicada em comparação com um avião digamos "normal".pois como o próprio nome sujere,trata se de tentar fazer voar apenas a asa sem a fuselagem,nesse momento surjem dois imensos problemas.

1 - centro de gravidade.  para que todo e qualquer objeto possa se manter voando é necessário que ele esteja nivelado horizontalmente,assim como alinhado verticalmente.vamos tratar agora do promeiro caso,o que nivela horizontalmente um aeroplano é a correta distribuição de suas massas afim de encontrarmos o ponto exato do centro de gravidade,ou seja onde todas as forças se equilibram.num avião comum isso não é muito dificil pois a fuselagem distribui massas a frente e atrás do ponto exato do CG.já no caso das asas voadoras não ha uma fuselagem para contrabalancear o peso e essa tarefa se torna um tanto complicada.necessitando de uma formula ou seja um calculo para que seja possível se determinar o local exato do centro de gravidade,esse cauculo,essa formula pode ser vista de forma clara no desenho postado a seguir.

vou tentar explicar com palavras o que estar representado no desenho...

a - depois da asa pronta pra voar faltando apenas localizar o CG coloque ela no chão ou sobre uma mesa grande,
b- desenhe um traço com o tamanho correspondente a corda da ponta da asa partindo do bico,e outro do mesmo tamanho partindo do bordo de fuga no centro exato da asa.
c- desenhe outro traço do tamanho correspondente a corda central da asa partindo da ponta da asa e outro idêntico partindo do bordo de fuga da ponta da asa.

d- interligue as quatro pontas externas de todos os traços que foram feitos,como mostra o desenho,em algum lugar a ligação vai se cruzar,independente do formato ou tamanho da sua asa.nesse exato local de cruzamento está a corda média da sua asa.

e- meça o comprimento da carda nessa exato local e divida o valor por 5.o CENTRO DE GRAVIDADE está localizado no primeiro quinto apartir do bordo de ataque.

2- estabilização :o segundo problema que surje quando tentamos voar uma asa sem a fuselagem é a estabilização,uma vez que se perdeu todo o plano de cauda do aeroplano,por isso além de estabilizadores devidamente dimensionados para cada caso idividualmente,é necessário colocar nas asas voadoras um artificil chamado de WASHOUT que nada mais é que uma pequena torção no perfil da ponta da asa, amentando a sua estabilidade em baixas velocidades pois as asas voadoras tendem a estolar de ponta de asa a medida que sau velocidade diminue.

isso ocorre devido ao seu desenho que é como o mostrado no nosso desenho,o que ocorre exatamente é que como a corda nas pontas da asa é metade da encontrada no centro,quando tiramos velocidade de uma asa voadora ela perde sustêntação,e essa perda é muito mais acentuada nas pontas onde a corda é menor,e com isso ela tende a rolar,o que conhecemos por estolar.

Bom pessoal se conseguirmos contornar esse dois problemas colocados aqui,temos uma boa chance de fazer-mos nossa asa voadora voar sem grandes problemas e de forma no minimo satisfatória.

um outro ponto que é bastante importante é a respeito do perfil da asa voadora,apesar de poder-mos fazer-las com quase todos os perfis os que mais se adequam são os perfis para velocidade como o simétrico,o semisimétrico,e outros do gênero.

espero ter ajudado de alguma forma e peço desculpas por eventuais erros de digitação,deixo aqui total liberdade para a administração editar,corrigir e redimencionar a postagem como bem entender.

abraços a todos




Um comentário: