Dicas de aeromodelismo

Aeromodelismo: Localizando o centro de gravidade das asas!

CG – Centro de Gravidade

O CG se localiza a um terço da corda média da asa a partir do bordo de ataque.
E ai pessoal!!!
Vamos falar sobre centro de gravidade o aeromodelo! Esse é um dos maiores problemas ao se montar um aeromodelo e uma das principais causas de quedas dos aeros.
Para o aeromodelismo, ele é o ponto em que seu aeromodelo deve estar equilibrado para voar bem. Geralmente é indicado no manual de montagem ou na planta, por tanto, basta equilibra-lo exatamente naquele ponto.
Centro de gravidade é o ponto em que qualquer corpo sólido fica em equilíbrio (sem girar ou pender para ambos os lados).
Por exemplo: Com seu corpo posicionado na horizontal, seu centro de gravidade é próximo ao umbigo, ou seja, se você se apoiar somente em um ponto próximo a ele, seu corpo fica em equilíbrio.
Cálculo do CG
Você já reparou o que é aquele círculo meio pintado na planta ou no manual do aeromodelo?
Aquele é o centro de pressão do aeromodelo (asa + profundor) – ou seja, se toda a sustentação do aeromodelo fosse representada por um único ponto, seria ali – e o centro de gravidade (CG). Os dois devem coincidir, visto que a maioria dos perfis de profundor dos aeromodelos é simétrico e não gera torque/sustentação.
simbolo
É importante que esses dois pontos se coincidam para que nenhum torque seja gerado e tire a estabilidade do aeromodelo. Portanto, o CG do aeromodelo não fica no local determinado pela planta, e sim deve ficar.

cg

Peso de cauda

É quando o aeromodelo está com a cauda pesada, ou seja, ao apoia-lo no CG, ele se inclina para trás.
Características:
  • Voa com a cauda abaixada;
  • O profundo fica mais sensível que o normal;
  • Necessita de bastante trimagem (picar) para voar reto;
  • Muito peso de cauda torna o avião invoável;
  • Difícil de compensar grandes desequilíbrios devido ao nariz ser muito mais curto que a cauda;
  • Tende a estolar ao voar sem motor;
  • Bom para acrobacias 3D.

Peso de nariz

É quando o avião esta com o nariz pesado, ou seja, ao apoiar no CG, ele se inclina para frente.
Características:
  • O profundor fica “pesado”, oferece muita resistência para cabrar;
  • Fácil de compensar grandes desequilíbrios devido à cauda ser bem maior que o nariz;
  • Tende a descer ao voar sem motor, e caso cabre muito para não descer, ele estola;
  • Dificulta o pouso;
  • Para aviões com trem de pouso convencional, aumenta o risco de pilonagem;
Com a experiência, fica bem obvio, pela reação do avião, se o CG está na posição ou não; até lá, deixe razoavelmente equilibrado que já ajuda muito.

Caso seja constatado que ele realmente está fora, o ideal é ajustar, e para isso não temos muitas opções, basicamente são duas: deslocar algum componente interno (como bateria), ou acrescentar peso em local estratégico.


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Drone criado por empresa dos EUA segue alvos para fazer vídeos e fotos

Chamada de Lily, câmera voadora será entregue em fevereiro de 2016.
Preço promocional é de US$ 520; drone filma em Full HD e pesa só 1,3 kg.



Um drone voador que precisa apenas ser lançado no ar para seguir automaticamente qualquer pessoa para começar a filmá-los e fotografá-los começou a ser vendido nesta terça-feira (14). As entregas da câmera voadora, como os donos preferem chamá-la, começarão a ser feitas em fevereiro de 2016.
O drone Lily é uma criação de ex-estudantes da Universidade de Berkeley. Ele é capaz de registrar vídeos em ultra alta-definição, 1080 pixels, e em slow motion, de 720 pixels. Além disso, também pode registrar imagens com 12 Megapixels de resolução .
Poder registrar o momento, seja em vídeo ou em foto, ganha maior dimensão graças à habilidade de seguir os passos de uma pessoa. Isso ocorre devido a um mecanismo interno que faz a câmera voadora seguir um rastreador. O sensor fica embutido dentro de um dispositivo que deve ser carregado junto com a pessoa que quer ser filmada.

Além do dispositivo, que tem o tamanho de um relógio de pulso, um aplicativo para iPhone e celulares que rodam Android também serve para controlar a Lily. Por meio dele, é possível escolher os tipos de imagens que serão feitas e os movimentos do drone.

No primeiro voo, a câmera começará a filmar. É possível, porém, escolher se o aparelho vai tirar fotos ou se a filmagem será frontal, circular ou feita pelas costas.
Para tirar registrar essas imagens, a Lily pode voar a uma velocidade de até 40 km/h, a uma altura máxima de 15 metros e até a 30 metros de distância de quem está sendo filmado. Para garantir a segurança, não chega a mais de 1,75 metro de seu alvo.

Equipada com quatro hélices, o drone pesa 1,3 quilos e tem autonomia para voar e filmar durante 20 minutos (as recargas duram 2 horas). Já o sensor pesa 75 gramas, e, tanto ele quanto o drone, são à prova d’água.
O preço original da Lily é de US$ 1 mil, mas até 15 de junho será vendido por US$ 520, incluindo todas as taxas.
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DICA DA SEMANA !!
BATERIAS DE LIPO...CUIDE DA SUA !


Salve galera... bom sem duvidas de todos os equipamentos envolvidos na prática do modelismo em geral, com certeza o mais castigado e que necessita de mais cuidados são as baterias.hoje principalmente no aeromodelismo as baterias mais corriqueiras nas pistas do mundo são as de polímeros de lítio.. mais conhecidas como LIPO. Bom de uma forme genérica e sem entrar em detalhes técnicos vou tentar colocar aqui algumas dicas para você, principalmente os iniciantes cuidar bem da sua bateria e assim aumentar a vida útil da mesma.desde já esclareço que a matéria não tem a pretensão de ser um guia técnico de alto nível, apenas colocarei o que aprendi em anos lidado com essas danadas.



carga : com certeza você já ficou ansioso para fazer um voo e resolveu carregar a bateria na pista mesmo, e com medo que não desse tempo colocou a "bichinha" pra carregar em altas correntes, pois saiba que isso é o pesadelo de toda bateria, e que isso diminui e muito a vida útil da mesmo.

Todo fabricante de bateria recomenda que ela seja carregada com corrente equivalente a sua corrente nominal, ou seja a 1C.

e o que é corrente nominal ? corrente nominal é a capacidade que a bateria tem de fornecer uma determinada quantidade de energia durante uma hora.então carregar uma bateria de acordo com sua corrente nominal significa que se a sua bateria é de 2200 mAh você deve ajustar seu carregador para 2.2 A isso irá carregar-la sem causar danos.

a bateria no aeromodelo : as baterias de polímeros de lítio tem uma particularidade em ralação a maioria das baterias,suas células não podem descarregar-se até atingir uma tenção inferior a 3.0 v, sob pena de sofrer danos irreversíveis,portanto quando estiver voando sempre fique atento ao descarregamento da bateria,o ideal é que você mantenha conectado a bateria um monitor que soa um bip quando a bateria atinge um limite muito baixo.

guardando a sua bateria por um longo período !! se você for ficar um tempo longo sem usar sua bateria de lipo, como durante uma viagem por exemplo, a melhor forma de guardar-la é fazendo o carregamento de armazenamento,para isso escolha a função STORAGE no seu carregador, configure de acordo com a sua
bateria e quando for atingida a carga ideal acontece o desligamento automático.






Bom galera espero ter ajudado de alguma forma,lembrando sempre que a moderação tem total liberdade para editar,redimensionar ou excluir a matéria a seu entender.

abraços a todos e bons voos !!

















ENTENDA O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO,OU NADA FARÁ SENTIDO !

     Desde que comecei no hobby que tenho visto dezenas de aeromodelistas ou (consumidores de aeromodelos ...rsrsrsrsr) praticando o hobby sem ter a menor noção do que está fazendo ou do que está por trás do voo de um aeromodelo,e isso é notavelmente prejudicial ao hobby pois tem formado aeromodelistas que não entendem e nem garantem uma imagem justa a esse maravilhoso hobby.

     Um exemplo do que falo é que existem muitos praticantes que não entendem ou não procuram entender como funciona as partes eletricas,mecânicas e outras que possam existir no modelo e que o fazem funcionar,e desta forma simplismente arremessam seu modelo pra cima e quando algo da errado é praticamente impossível se determinar uma causa provável ao que ocorreu já que não se tem noção do funcionamento de todo o sistema.

      Quero aqui de uma maneira geral e não muito detalhada colocar para todos o funcionamnto geral de um aeromodelo e de suas pricipais partes.

    como meu tempo anda muito curto vou dividir o assunto em várias partes e postarei aqui no blog de acordo com a disponibilidade de tempo,quero fazer-los entender que minha intenção é sempre ajudar e que a moderação sempre poderá editar,redimensionar,mover ou até excluir a matéria a seu bem entender.

parte 1 : entenda o que está fazendo e sustentação !

O que faz todo acontecer !

      Bom quando uma aeronave ou um aeromodelo voa muitos componentes e muitas leis da física estão envolvidas mais tem um componente que é fundamental e que podemos arriscar a dizer que ele é responsável por 90% da razão de uma avião ou aeromodelo ser capaz de voar.esse componente é a asa.

A asa !
       
       Quando digo que a asa é responsável po 90% da razão de um aeromodelo voar não é exagero tendo em vista que ela é capaz de voar até mesmo sozinha sem o resto do modelo,a prova disso são as asas voadoras.ou seja podemos dizer sem medo de errar que o que voa na verdade é a asa.então vamos entender agora por que um aeromodelo voa. observe a figura abaixo.


    
Embora existam dezenas de perfis que são utilizados nos mais diversos modelos de aviões e aeromodelos o mais corriqueiro é esse visto na figura acima,que é conhecido como "clark Y".É um perfil que garante bastante sustentação ao modelo e tambem um voo de certa forma lento e estável.

como ocorre o aparecimento da suatentação ?

   Como podem observar no desenho,a parte de baixo da asa é reta e a parte de cima é curva,pois bem o as particulas de ar possuem uma propriedade bem interessante,elas não aceitam serem separadas,por tanto quando um objeto qualquer atravessa as particulas de ar separando-as elas imediatamente iniciam uma frenética corrida a fim de se juntarem novamente.e é exatamente isso que ocorre quando uma asa de uma aeromodelo ou avião rasga os ceus separando as particulas de ar,elas automaticamente percorrem a asa desde o bordo de ataque até o bordo de fuga para se juntarem outra vez e é nesse momento que ocorre um fenômeno responsável pelo voo do modelo é que o ar que passa por cima da asa tem que chegar no bordo de fuga exatamente ao mesmo tempo que o ar que passa por baixo da asa,só que o percuso percorrido por ele é maior já que a menor distância entre dois pontos é uma reta.então o ar que passa por cima da asa tem que se deslocar a uma velocidade bem maior que o ar que passr por baixo e por isso ele causa uma pressão bem menor,isso por que as moleculas se chocam por menos tempo com a superficie da asa.ao contrário disso tudo as moleculas que passam por baixo da asa por estarem a uma velocidade menor se chocam por mais tempo com a superficie e causam um pressão maior e nesse momento a asa é empurrada pra cima.

     o vácuo !

    Além da diferença de pressão já explicada quando uma asa se movimenta no ar surge um outro fenômeno que tende a segurar-la ainda mais na condição de flutuação,é que como as moleculas que passam por cima da asa tem que se movimentar mais rapidamente afim de chegar junto com as que passam por baixo elas acabam não respeitando a curvatura da parte de cima da asa e muitas vezes elas passam direto do topo da curvatura até o bordo de fuga e deixam um vazio,todos nós sabemos que onde não existe ar cria se o que chamamos de vácuo,e uma condição enteressante do vácuo é que ele age como um aspirador que suga a superficie proxima a ele,então se ele se forma na parte de cima da asa obviamente ele suga a asa pra cima e assim ocorre o aumento da sustentação.

     bom galera por hoje é só na proxima oportunidade falarei das condições que garantem a estabilidade de um aeromodelo,será o oportunidade de entender como o seu aeromodelo poderar voar de maneira mais suave e prazerosa.

  até a proxima...



3 comentários:

  1. caro amigo quem tiver bateria de 6s de 3000 para TREX 500 avise pode ser usada

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  2. muito bom parabéns, precisamos realmente conhecer bem nosso aero.

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  3. Quero compra um aeromodelo como consigo quem tive um me liga (61)82261301

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