Regras da pista


Normas de Segurança e Procedimentos de Voo

  
Prezado piloto da M Norte:

As regras práticas e instruções contidas neste documento representam o resultado de nossa experiência como aeromodelistas.

Leia-as com atenção e coloque-as em prática.

Somente com a colaboração de todos poderemos praticar o aeromodelismo de uma maneira segura e responsável.


1-Procedimentos iniciais

Ao sair de casa verifique se o seu equipamento de rádio está desligado! Lembre-se que, se o seu transmissor estiver ligado, além de descarregar a sua bateria você já poderá causar um acidente,  se porventura seu avião estiver ligado.

Tenha cuidado ao guardar o transmissor na caixa de campo ou em outro lugar, pois em certas circunstâncias o "switch" do transmissor poderá ser acionado, sem você perceber, com o próprio movimento do carro.

Chegando a pista, antes mesmo de levar o seu equipamento a mesa, faça um reconhecimento das condições de voo e aproveite a oportunidade para saudar os aeromodelistas presentes.

2-Como preparar o seu equipamento para um voo seguro

Antes de iniciar o voo, verifique se estão boas as condições de carga em suas baterias, transmissor (Tx) e receptor (Rx).

Verifique se as superfícies de comando de seu aeromodelo atuam corretamente.

Verifique o alcance de seu equipamento de rádio. Regra prática: com a antena recolhida, posicione-se a cerca de 30 passos de seu aeromodelo; acione os comandos e verifique se os mesmos respondem normalmente. Caso contrário, há problemas de alcance no sinal do seu equipamento de rádio. Procure detectar o problema. Não decole nestas condições.

Satisfeitas as condições anteriores conecte sua bateria sempre com o Tx ligado e com o comando do acelerador na posição de baixa do motor.

Ao acelerar o motor, mantenha-se o mais afastado possível da hélice, evite posicionar-se no plano formado pelo eixo longitudinal da hélice.

Nunca utilize hélices avariadas ou não balanceadas, pois, elas podem causar sérios danos ao seu motor e a sua pessoa.

Verificado estes itens você está pronto para voar!

3- Procedimentos de voo

Verifique a direção dos ventos, predominantes em relação ao eixo da pista (consulte a biruta!).

Antes de ingressar o seu aeromodelo na pista verifique quem está voando e se um deles não está fazendo procedimento de pouso. Lembre-se: Quem está pousando sempre tem prioridade!

Faça o taxiamento de seu aeromodelo sempre de maneira segura com o motor em baixa rotação.

Com a pista limpa, avise em voz alta: Vou decolar!

Posicione-se sempre no local reservado aos pilotos e faça a decolagem.

Para lançamento do aeromodelo posicione-se na área gramada.

Não lançar o aeromodelo da área das mesas.

Mantenha o aeromodelo sempre a sua frente fazendo o "Retângulo" no sentido do tráfego predominante.

Se você pretende realizar acrobacias escolha um momento de pouco tráfego (1 a 3 voando). Realize as manobras sempre a uma altitude segura (mínimo de 30 metros) e de preferência na sua frente.

Se você pretende realizar passagens rasantes sobre a pista escolha um momento de nenhum tráfego e esses deverão ser feitos no sentido da decolagem.

Em nenhuma hipótese sobrevoe as mesas.

É proibido ficar voando no gramado em frente à pista.

Assim como, permanecer no gramado durante o voo, para não atrapalhar os pilotos que necessitam entrar em processo de pouso.

O espaço autorizado para voos está delimitado pelo eixo formado pela linha divisória entre a pista e toda a área existente na direção do gramado.

Ao iniciar procedimento de pouso verifique se a pista está desimpedida e avise em voz alta: Pista Pouso! Você terá sempre a preferência.

Retire imediatamente o seu aeromodelo da pista. Em caso de pane do motor somente ingresse na pista em total segurança.

Sempre respeite as janelas de voo, quando se abre uma janela para voo de Helimodelo jamais decole o seu Aeromodelo, da mesma forma quando se abre uma janela para voos de Aeromodelo jamais decole o seu Helimodelo, evite colisões desnecessárias. Com certeza você também será prejudicado.

4- Voos com helicópteros

Todas as normas de segurança estabelecidas nos itens anteriores são válidas também para helicópteros.


5- Permissão para voar/ Voos de instrução

Os aeromodelistas principiantes somente poderão voar seus aeromodelos acompanhados de um piloto experiente para dar instruções e garantir a segurança de todos.

Os voos de instrução somente poderão ser realizados em momento de pouco tráfego (1 a 3 aeromodelos voando simultaneamente).

Os aeromodelistas principiantes somente receberão carta branca para pilotar quando forem aprovados por seu instrutor.

6- Advertências, punições e multas

O não cumprimento das regras aqui citadas acarretará ao (s) envolvido (s), num primeiro momento, uma advertência verbal. No caso de reincidência destas ações, a suspensão do direito de voar será aplicada por um determinado período. Persistindo o não cumprimento das regras, uma multa com valor a ser decidido de acordo com a infração será aplicada.

7- Disposições gerais

Todas as normas e procedimentos aqui estabelecidos são dirigidos aos pilotos da M Norte, e são válidas em quaisquer situações e locais aonde possa se praticar o aeromodelismo de uma maneira segura e compatível com as nossas tradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário