Aviação civil e Militar

VOCÊ SABIA ?

SUPERFÍCIES HIPER-SUSTENTADORAS !
 





A uns dois meses atrás talvez três foi noticiado um fato que seria cômico não fosse preocupante tendo em vista o infortúnio causado, um homem abordo de um avião comercial interrompeu aos gritos a decolagem alegando que a asa estava se soltando da fuselagem do avião.
Na verdade o que ele estava vendo era um dispositivo chamado SLAT, é uma
 mecanismo que se estende na parte frontal da asa (bordo de ataque) como é um dispositivo móvel fica claro que não pode ser fixo a fuselagem e quando ele está estendido fica aparente e paralelo a fuselagem.
Os slats juntos com os slots, flaps e spoilers formam as superfícies hiper-sustentadoras de Controle, frenagem aerodinâmica e estabilização da maiorias dos aviões de médio e grande porte, Os slats, slots e flaps são utilizados apenas na decolagem e aterrizagem quando a aeronave se encontra a baixas velocidades e sujeitas as rajadas de ventos e ao temido STALL que é a perca de sustentação aerodinâmica o que pode causar diversos problemas incluindo a queda da aeronave.
Os SPOILERS são freios aerodinâmicos usados na aterrizagem com o intuito de diminui a velocidade de aproximação paro o pouso.
Da próxima vez que estiver pronto pra decolar e achar que a asa está se soltando da fuselagem
Lembre-se desse texto e evite o mico abordo.
JC AERO !


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VOCÊ SABIA ?


Piloto Automático 


As vezes na rodinha de amigos falando sobre aviação sempre surge a frase " hoje em dia o piloto está ali só de enfeite", Bom é lógico que não podemos levar ao pé da letra essa afirmação, pois a máquina ainda não substitui o homem completamente, principalmente por aspectos emocionais, raciocínio aleatório e tomada de decisões, mas sim hoje já temos sistemas que conseguem decolar, voar e pousar um avião de passageiros de modo totalmente automatizado sem que haja nenhum tipo de interferência do piloto,mas pelas razões acima citadas eles ainda não são totalmente utilizados com frequência, o que mais ocorre é o piloto (homem) decolar o avião,entregar ao piloto automático e no pouso ele retoma o controle até que a aeronave esteja em solo.
falando de um modo bem grosseiro e pouco técnico o piloto automático é um sistema de alta complexidade que se vale de giroscópios,barômetros,altímetros,bússolas e todos os tipos de sensores capazes de recolher e enviar a um sistema central uma série de dados e informações sobre o posicionamento da aeronave em tempo real.e de acordo com esses dados são realizados os comandos automáticos para que a aeronave permaneça na rota que foi traçado no plano de voo antes mesmo da decolagem. O piloto automático ainda não substitui o homem totalmente no Cokpit mas sem ele nada aconteceria dadas as limitação do ser humano, é o piloto automático que nos mantém na rota certa para que o homem possa continuar indo além dos seus próprios limites.
JC AERO
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VOCÊ SABIA ? 
PRESSURIZAÇÃO !






A maioria dos aviões comerciais e executivos quando em velocidade de cruzeiro voam entre 35 e 37 mil pés de altitude que correspondem a mais ou menos 11 mil metros, á partir dos 3,000 metros sabemos que o ar começa a ficar rarefeito ou seja começa a perder sua densidade e é claro sua capacidade de abastecer nossos pulmões,para que possamos voar a 11 mil metros de modo confortável e principalmente seguro todos os aviões levam um suprimento de oxigênio que é distribuído dentro da fuselagem hermeticamente fechada, á esse processo se da o nome de PRESSURIZAÇÃO,do ponto de vista técnico esse processo leva a ENGENHARIA AERONÁUTICA a um nível extraordinário, já que quando um avião está pressurizado cada metro cúbico de sua fuselagem deve suportar centenas e até milhares de quilos de força devido a enorme diferença de pressão entre o ambiente interno e externo.você que voa com frequência já deve ter observado que todos os aviões tem as janelas redondas ou com cantos arredondados, isso se dar ao fato de que janelas quadradas criam ângulos retos que com a enorme força exercida pela pressurização poderia levar a uma fadiga do metal e a uma eventual trinca. No final das contas é Uma dança perfeita entre engenharia, capacidade humana e tecnologia de ponta pra nos levar a um lugar onde não formos feitos para está.
JC AERO .






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VOCÊ SABIA ?

SISTEMA ANTICOLISÃO !



Ao contrário do que muitos ainda pensam quando uma aeronave seja ela qual for decola, ela não parte livre leve e solta, como um pássaro que voa gracioso pelo céu, as aeronaves sejam elas civis militares, executivas ou particulares trafegam por rotas pré determinadas palas autoridades do setor aeronáutico de cada país,no BRASIL o controle de tráfego aéreo fica a cargo da FAB (FORÇA AÉREA BRASILEIRA) e sua principal base de operação é o SINDACTA II em brasília. essas rotas são separadas verticalmente dependendo da precisão dos equipamentos utilizados em cada aeronave e em cada sistema de segurança.

Um dos principais conjuntos envolvidos no processo de condução segura de uma aeronave é o TCAS do inglês ( Traffic Collision Avoidance System) "Sistema Anticolisão de Tráfego", e o principal equipamento desse conjunto é o transponder (abreviação de Transmitter-responder) o transponder envia e recebe um sinal de rádio como um radar a bordo da aeronave, esse sinal diz ao sistema de controle de tráfego aéreo em solo e também as outras aeronaves em operação a sua devida posição naquele momento do voo,e é claro que esse sofisticado sistema visa principalmente EVITAR que uma aeronave entre em rota de colisão com outra.
Um ponto primordial para a total funcionalidade do sistema é que o transponder e todos os equipamentos de comunicação eletrônica estejam ligados e funcionando em todas as aeronaves que se encontram voando, por que se uma aeronave estiver com o transponder desligado a sua comunicação vai falhar em toda a cadeia, ou seja ela não vai ver e não vai ser vista por ninguém,um dos casos mais famosos de acidente aéreo em que a causa envolveu o sistema anticolisão foi o voo 1907 da GOL onde o boeing 737-800 se chocou com um embraer lagacy N600XL, quando sobrevoavam a floresta amazônica, durante a investigação realizada pelo NTSB ( National Transportation Safety Board) Houveram vários indícios de que os pilotos americanos do legacy desligaram o TRANSPONDER.
O TCAS é mais um dos vários sistemas a bordo das aeronaves capazes de nos manter na rota certa,por que quando alçamos voo rumo ao desconhecido a capacidade humana pode ser confrontada com o inesperado.

JC AERO !