BOEING 747 SUPER-JUMBO.
O Boeing 747 é um avião classificado como widebody de longo alcance, projetado e produzido pela Boeing
NORTE AMERICANA . Primeiro widebody da história, mede duas vezes e meia o tamanho do seu irmão menor o Boeing 707 até então a maior aeronave de longo alcance da década de 1960.
conhecido como super Jumbo o 747 é o avião mais famoso da história da aviação e manteve o recorde de passageiros transportados por 37 anos, desde seu primeiro voo, no ano de 1970.
o 747 é um quadrimotor turboreator,foi o primeiro avião da história a apresentar a configuração DUBLE DECK ou seja,dois andares,até então impensado para uma aeronave.
na verdade quando a boing pensou o 747 seu intuito era produzir apenas 400 unidas do mesmo,e deixar as companhinhas operar-lo até que se tornasse obsoleto,mas o projeto do 747 instigava os projetistas da boeing e superava todas as espectativas levando a gigante do setor aeronautico a produzir mais de 1000 unidades do imponente 747 que era produzido em quetro versões,passegeiros,carga,executivo e militar.
como todos devem imaginar a versão mais popularizada é o 747-400 que configura um dos aviões de passageiros mais rápidos da sua categoria,com velocidade de cruzeiro aproximada de 913km/h.o primeiro voo de um 747 se deu em 1970 e desde então esse gigante fascina milhares de especialistas e amantes da aviação comercial,civil e militar.
todas as versões do 747 são de longo alcance,o 747-800 por exemplo pode voar 14.815 km initerrupitos,a quase 1000 km por hora transportando até 581 passageiros.
gigante em tudo :
com 76,3 metros de comprimento e 68,5 de envergadura esse mostro revela numeros impressionantes,na versão 747-800 o peso máximo de decolagem é de quatrocentos e quarenta e dois mil duzentos e cinquenta kilos.e o para tirar tudo isso do chão seus tanques comportam nada mais nada menos que duzentos e dez mil kilos de querozene.em velocidade de cruzeiro ele queima a cada hora a bagatela de quatoze mil quinhentos e vinte kilos de combustivel.
HISTÓRICO DO BOEING 747.
Modelo
|
1ª compra
|
1° vôo
|
Certificação
|
1ª entrega
|
Entrada em serviço
|
1ª empresa a operar
|
Última entrega
|
747-100/SR/B
|
13/04/1966
|
09/02/1969
|
30/12/1969
|
13/12/1969
|
21/01/1970
|
Pan Am
|
09/1986 - Japan Air Lines
|
747-200
|
19/12/1968
|
11/10/1970
|
23/12/1970
|
15/01/1971
|
06/1971
|
KLM
|
12/1990 - USAF
|
747-200F
|
03/03/1969
|
30/11/1971
|
07/03/1972
|
10/03/1972
|
19/04/1972
|
Lufthansa
|
11/1991 - Nippon Cargo
|
747-200C
|
27/03/1972
|
23/03/1973
|
24/04/1973
|
30/04/1973
|
05/1973
|
World Airways
|
09/1988 - Martinair
|
747SP
|
10/09/1973
|
04/07/1975
|
04/02/1976
|
05/03/1976
|
25/04/1976
|
Pan Am
|
09/12/1989 - Abu Dhabi Govt. (UAE)
|
747-200M
|
08/04/1974
|
18/11/1974
|
07/03/1975
|
07/03/1975
|
07/03/1975
|
Air Canada
|
09/12/1989 - Abu Dhabi Govt. (UAE)
|
747-300M
|
11/06/1980
|
14/02/1983
|
05/03/1983
|
05/03/1983
|
03/1983
|
Swissair
|
09/1990 - Sabena
|
747-300/SR
|
11/06/1980
|
05/10/1982
|
07/03/1983
|
01/03/1983 (UTA)
|
28/03/1983
|
Swissair
|
10/1988 - Japan Asia
|
747-400
|
22/10/1985
|
29/04/1988
|
01/10/1989
|
26/01/1989
|
09/02/1989
|
Northwest
|
-
|
747-400M
|
09/04/1986
|
30/06/1989
|
10/01/1989
|
01/09/1989
|
09/1989
|
KLM
|
10/04/2002 - KLM
|
747-400D
|
18/12/1988
|
18/03/1991
|
10/10/1991
|
10/10/1991
|
10/1991
|
Japan Air Lines
|
12/1995 - All Nippon Airways
|
747-400F
|
13/09/1989
|
04/05/1993
|
22/10/1993
|
17/11/1993
|
17/11/1993
|
Cargolux
|
-
|
747-400ER
|
19/12/2000
|
31/07/2002
|
29/10/2002
|
31/10/2002
|
07/11/2002
|
Qantas
|
-
|
747-400ERF
|
17/04/2001
|
05/09/2002
|
16/10/2002
|
17/10/2002
|
10/2002
|
Air France
|
-
|
747-8
|
06/12/2006
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Lufthansa
|
-
|
747-8F
|
14/11/2005
|
15/02/2010
|
-
|
-
|
-
|
CargoLux
|
-
|
As 15 companhias com mais Boeings 747 (em 11 de agosto de 2006) | ||||
---|---|---|---|---|
N° | Companhia aérea | Número de exemplares (em serviço) | ||
1 | ![]() | |||
2 | ![]() | |||
3 | ![]() | |||
4 | ![]() | |||
5 | ![]() | |||
5 | ![]() | |||
7 | ![]() | |||
8 | ![]() | |||
8 | ![]() | |||
10 | ![]() | |||
11 | ![]() | |||
14 | ![]() | |||
15 | ![]() |
RESUMO :
| |
Tipo | Avião comercial |
Fabricante | ![]() |
Primeiro voo | 9 de fevereiro de 1969 |
Capacidade | 350 a 585 passageiros |
Custo unitário | 747-100: $ 24 milhões (1967) 747-200: $ 39 milhões (1976) 747-300: $ 82 milhões (1982) 747-400: $ 228-260 mi (2007) 747-8: $ 285,5-300 mi (2007)[1] |
Comprimento | 76,3 metros |
Envergadura | 68,5 metros |
Altura | 19,4 metros |
Velocidade máxima | 1040,4 km/h |
Peso máx. decolagem | 747-400: 396.890 kg |
Com a chegada do AIR BUS A380 em 2006 o boeing 747 perdeu a majestade e o titulo de maior aeronave comercial do mundo,mas com certeza não perdeu os seus admiradores,com certeza é um icone marcante em toda a historia da aviação mundial.
alguns techos dessa matéria foram retirados da internet.pricipalmente da wilkpédia a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing_747
Excelente matéria , ameei ! ...
ResponderExcluirVou vincula-la ao meo blog ... Abços RafaeL