Normas de Segurança e Procedimentos de Voo
Prezado
piloto da M Norte:
As regras
práticas e instruções contidas neste documento representam o resultado de nossa
experiência como aeromodelistas.
Leia-as com atenção e coloque-as em prática.
Somente com
a colaboração de todos poderemos praticar o aeromodelismo de uma maneira segura
e responsável.
1-Procedimentos iniciais
Ao sair de
casa verifique se o seu equipamento de rádio está desligado! Lembre-se que, se
o seu transmissor estiver ligado, além de descarregar a sua bateria você já
poderá causar um acidente, se porventura
seu avião estiver ligado.
Tenha
cuidado ao guardar o transmissor na caixa de campo ou em outro lugar, pois em
certas circunstâncias o "switch" do transmissor poderá ser acionado,
sem você perceber, com o próprio movimento do carro.
Chegando a
pista, antes mesmo de levar o seu equipamento a mesa, faça um reconhecimento
das condições de voo e aproveite a oportunidade para saudar os aeromodelistas
presentes.
2-Como preparar o seu equipamento para um voo seguro
Antes de
iniciar o voo, verifique se estão boas as condições de carga em suas baterias,
transmissor (Tx) e receptor (Rx).
Verifique
se as superfícies de comando de seu aeromodelo atuam corretamente.
Verifique o
alcance de seu equipamento de rádio. Regra prática: com a antena recolhida,
posicione-se a cerca de 30 passos de seu aeromodelo; acione os comandos e
verifique se os mesmos respondem normalmente. Caso contrário, há problemas de
alcance no sinal do seu equipamento de rádio. Procure detectar o problema. Não
decole nestas condições.
Satisfeitas
as condições anteriores conecte sua bateria sempre com o Tx ligado e com o
comando do acelerador na posição de baixa do motor.
Ao acelerar
o motor, mantenha-se o mais afastado possível da hélice, evite posicionar-se no
plano formado pelo eixo longitudinal da hélice.
Nunca
utilize hélices avariadas ou não balanceadas, pois, elas podem causar sérios
danos ao seu motor e a sua pessoa.
Verificado
estes itens você está pronto para voar!
3- Procedimentos de voo
Verifique a
direção dos ventos, predominantes em relação ao eixo da pista (consulte a
biruta!).
Antes de
ingressar o seu aeromodelo na pista verifique quem está voando e se um deles
não está fazendo procedimento de pouso. Lembre-se: Quem está pousando sempre
tem prioridade!
Faça o
taxiamento de seu aeromodelo sempre de maneira segura com o motor em baixa
rotação.
Com a pista
limpa, avise em voz alta: Vou decolar!
Posicione-se
sempre no local reservado aos pilotos e faça a decolagem.
Para
lançamento do aeromodelo posicione-se na área gramada.
Não lançar
o aeromodelo da área das mesas.
Mantenha o
aeromodelo sempre a sua frente fazendo o "Retângulo" no sentido do
tráfego predominante.
Se você
pretende realizar acrobacias escolha um momento de pouco tráfego (1 a 3
voando). Realize as manobras sempre a uma altitude segura (mínimo de 30 metros)
e de preferência na sua frente.
Se você
pretende realizar passagens rasantes sobre a pista escolha um momento de nenhum
tráfego e esses deverão ser feitos no sentido da decolagem.
Em nenhuma
hipótese sobrevoe as mesas.
É proibido
ficar voando no gramado em frente à pista.
Assim como,
permanecer no gramado durante o voo, para não atrapalhar os pilotos que
necessitam entrar em processo de pouso.
O espaço
autorizado para voos está delimitado pelo eixo formado pela linha divisória
entre a pista e toda a área existente na direção do gramado.
Ao iniciar
procedimento de pouso verifique se a pista está desimpedida e avise em voz
alta: Pista Pouso! Você terá sempre a preferência.
Retire
imediatamente o seu aeromodelo da pista. Em caso de pane do motor somente
ingresse na pista em total segurança.
Sempre
respeite as janelas de voo, quando se abre uma janela para voo de Helimodelo
jamais decole o seu Aeromodelo, da mesma forma quando se abre uma janela para
voos de Aeromodelo jamais decole o seu Helimodelo, evite colisões
desnecessárias. Com certeza você também será prejudicado.
4- Voos com helicópteros
Todas as
normas de segurança estabelecidas nos itens anteriores são válidas também para
helicópteros.
5- Permissão para voar/ Voos de instrução
Os
aeromodelistas principiantes somente poderão voar seus aeromodelos acompanhados
de um piloto experiente para dar instruções e garantir a segurança de todos.
Os voos de
instrução somente poderão ser realizados em momento de pouco tráfego (1 a 3
aeromodelos voando simultaneamente).
Os
aeromodelistas principiantes somente receberão carta branca para pilotar quando
forem aprovados por seu instrutor.
6- Advertências, punições e multas
O não
cumprimento das regras aqui citadas acarretará ao (s) envolvido (s), num
primeiro momento, uma advertência verbal. No caso de reincidência destas ações,
a suspensão do direito de voar será aplicada por um determinado período.
Persistindo o não cumprimento das regras, uma multa com valor a ser decidido de
acordo com a infração será aplicada.
7- Disposições gerais
Todas as
normas e procedimentos aqui estabelecidos são dirigidos aos pilotos da M Norte,
e são válidas em quaisquer situações e locais aonde possa se praticar o
aeromodelismo de uma maneira segura e compatível com as nossas tradições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário